terça-feira, 5 de junho de 2007

O ontem e o hoje poderá ser refletido no amanhã?

Diz-se que a política é para todos, mas nem sempre foi assim. Ao longo da História vimos tipos de governos que foram se fragmentando, passando de regimes totalitários e monarquias até as democracias atuais, sendo que esta também está em constante modificação.
Grécia Antiga
Na Grécia antiga cada cidade-estado (chamada de polis) tinha uma legislação. O cidadão tinha que pertencer a própria cidade e preferencialmente ser homem. Não eram considerados cidadãos participantes as mulheres, os escravos e os estrangeiros. Cada cidade-estado grega era organizada com seus respectivos governantes, entre elas as mais importantes eram Esparta, Atenas e Corinto, tendo também sua organização militar autônoma, isto é independente uma da outra.
Roma antiga
Roma em seu início foi uma monarquia e depois uma república. A república romana era controlada pelo Senado que, em seu conjunto, representava os cidadãos romanos.
Diferente das gregas, as mulheres romanas tinham participação na vida pública da república. As Assembléias populares também ajudaram a construir a cidadania dos menos favorecidos. A sociedade romana era dividida em nobres oligarcas, patrícios, clientes, plebeus e escravos e estas assembléias serviram como um espaço de participação política dos que tinham menos direitos, em especial os plebeus.
A democracia e a política atual
As organizações políticas de hoje são mais amplas e mais conceituais. Conquistamos muitos direitos que antes não tínhamos. Homens e mulheres, pobres e ricos, civis e militares, hoje, temos todos os mesmos direitos. Nós temos o direito de escolher os nossos governantes, coisa que as sociedades antigas não tinham de forma tão ampla.
A política se torna cada vez mais atuante na sociedade e chegará um tempo em que a sociedade estará mais participativa, então, neste momento poderemos responder com mais certeza o que irá se refletir no futuro.

Esta postagem foi escrita por
Elisa, Eva, Gabriela, Gisele e Luiz Felipe.



Um comentário:

Anônimo disse...

Quero mandar um beijo para a Sabrina, minha aluna predileta.