terça-feira, 17 de julho de 2007

As histórias do Vidigal

Escrevam suas histórias sobre o Vidigal para serem publicadas no blog. Aí embaixo está um bom exemplo.

No início tinham poucos barracos e não havia luz, transporte, asfalto, nem água. Usávamos um poço comunitário para lavar roupas e tomar banho. Água para beber, só havia no poço da nascente do Sobradinho. Alguns moradores "roubavam" bicos de luz da fiação mais próxima (gatos). Em outros pontos do morro havia um relógio de luz para três famílias. Muitos usavam lamparina, ou lampião. Não havia depósito de gás. A comunidade também não tinha esgoto, só fossas. Não havia transporte.

Nossa comunidade não tinha nada,
mas tinha tranqüilidade.
Não havia violência.

Como divertimento tínhamos o "Águia Club", que foi vendido para a Igreja Universal. Para quem não gostava do "Águia", havia o "Bloco da Chaleira", do qual todos participavam: idosos, adultos e crianças. Mas, o bloco também acabou. Hoje, o único divertimento são os bailes, que têm que ser realizados na rua.
Não tinha mercado, nem padaria, só no Leblon. Hoje, tem "sacolão".
Só tinha escola para crianças, mas não durou muito tempo. Teve o Mobral, mas também acabou. Hoje, o Vidigal tem três creches e três escolas: Stela Maris, particular, Tamandaré, pública e Djalma Maranhão, pública.
Já temos correio, Pastoral de Crianças e posto de saúde. Mas, não há transporte para levar os doentes para o Hospital Miguel Couto.
A comunidade já foi visitada pelo Papa. Ele deixou um anel que está na Diocese e a réplica está na Capela da Comunidade. Muitas das melhorias aconteceram depois da visita do Papa.
A Comunidade tem um teatro, que já produziu várias peças. A iluminação era feita com latas de tinta. Este teatro resultou em empregos para muitos. Alguns trabalharam em novelas e filmes, como por exemplo, o filme "Orfeu Negro". No Ano Novo muitas pessoas vêm para assistir a queima de fogos.
Entre nossos sonhos estão: uma boa farmácia 24 horas, bancos e mais linhas de ônibus.

Lembranças de Dionice do Bloco da Chaleira

Antigamente, havia uma festa que alegrava os moradores da nossa comunidade do Vidigal durante o Carnaval. Era muito bom! Dançavam os idosos, os adultos e as crianças. Todos cantavam nas ruas em voz alta e cheia de alegria.
Esta história nos marcou tanto que até hoje temos um nome em nossas lembrança: Bloco da Chaleira

4 comentários:

Maré ComunicAtiva disse...

Salve, salve, Vidigal. Demos um destaque para vocês no nosso blog.
Vejam lá. Estamos juntos e misturados.
ass. marecomunicativa.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Claudio,
Eu sou Valdean e tenho o enorme prazer em participar do Marecomunicativa, entrei com a função de encinar algumas coisas sobre bloger e fotografias para a galera do Marecomunicativa, mais na verdade o que encinei pouco importa o que importa mesmo é o que eu aprendi e eutou aprendendo.

Acho muito bacana a ideia de trocarmos esperiencia, estava até pensando se não poderiamos fazer uma visita a vocês e vocês fazerem uma visita a nós. O que você acha? Gostaria de saber o que a galera do Marecomunicativa também acha da ideia?

Como disse ai o marecomunicativa estamos juntos e misturados.

Um grande abraços a todos ai do Vidigal.

Obs: Também vou divulgar o bloger de vocês em meu Bloger
www.valldean.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Claudio,
Po acho muito legal trocarmos esperiencias sim. Quem organizou aqui a oficina foram 3 camaradas Marcio Blanco (Video, ele é cineasta) Augusto (texto ele é jornalista, e coordenador da comunicação institucional do Observatorio) e eu sou fotógrafo e fiquei responsavel pela fotografia e a ferramenta de blogs que no caso daqui, assim como vocês usamos o Blogspot. Nós 3 trabalhamos no Observatório de Favelas.

A instituição quem organizou e ainda organiza a oficina é o Observatorio, pois temos um encontro semanal, nosso encontro aqui são todas as quintas feiras e o encontro acontece no Observatório.

Eu participo ainda sim, eu sou morador aqui da Maré e fico em contato com galera constantemente, alem dos nosso encontros que são semanais.

Acho surper importante que essas iniciativas continuem.

Abços Valdean

Anônimo disse...

Olá Claudio, olha eu aqui novamente.

Eu vi nas dicas do bloger de vocês sobre as exposições no CCBB. Você sabia que das 100 fotos expostas 8 foram feitas ai no Vidigal?

Nesse projeto esporte na favela estive varias vezes ai no Vidigal e consegui fazer varias fotos de esporte dentre essas varias fotos 8 entraram na exposição Imagens do Povo esporte na favela que reuniu fotos sobre esporte de 13 favelas do Rio de Janeiro.

Abços Valdean