segunda-feira, 25 de junho de 2007

Direitos e Deveres







A história de João Cidadão

João Cidadão era um jovem de 16 anos que morava no bairro de Quiprocó. Ele adorava jogar futebol, mas o lugar onde ele morava não tinha campo para jogar bola. O pessoal tinha que se arriscar e jogar na rua, onde havia muitos carros. Era muito chato porque sempre que estava rolando uma partida, todos tinham que parar por causa dos carros. Isso deixava João chateado, pois ele era um menino bem informado e sabia que na Declaração Universal dos Direitos Humanos todo homem tem direito ao lazer e sabia também que todos têm o direito de usufruir do espaço público.
João, não se contendo em não jogar bola, procurou uma solução e resolveu pedir uma opinião para uma pessoa mais experiente, o Seu Aristides, morador antigo de Quiprocó. Seu Aristides lhe deu a idéia de procurar algum agente da prefeitura e foi isso que João fez.
Quando chegou na região administrativa da prefeitura, João explicou sua situação e a de seus companheiros de pelada. O funcionário que lá trabalhava lhe disse que para realizar seu desejo seria necessário fazer um abaixo assinado de, no mínimo, mil assinaturas e que deveria ser feito com a ajuda da Associação de Moradores
Com esforço e união, João e seus amigos conseguiram as assinaturas e, posteriormente tiveram a resposta que queriam, conseguindo um lugar adequado para jogarem suas partidas de futebol.

Esta postagem foi escrita por Carlos Augusto e Sabrina.

O voto censitário e a importância do voto atualmente

Voto censitário é quando se estabelece uma renda mínima para ter o direito de votar. Este tipo de prática perdurou no Brasil durante todo o período imperial e se extinguiu na República, a partir de 1889.
Hoje, o voto é universal, ou seja, todos (maiores de 16 anos) têm o direito de votar. Mas, a impressão que se tem é que isso não adianta muito, pois os eleitores parecem não saber da real importância do voto. Votam por obrigação, não acompanham o trabalho de seus eleitos e, na maior parte dos casos, nem lembram em quem votaram.

Esta postagem foi escrita por Adriano, Elisa e Jéssica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite,

O jornaleiro,nasceu em uma familia grande, 10 irmãos sendo 08 Homens e 02 Mulheres, seu pai,enfrentava o vicio do alcool, do cigarro, mas mesmo assim sempre trabalhou para que não falta-se o o basico, arroz feijão, mas isso não é o suficiente em um mundo onde tem tanta oferta...................

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Anônimo disse...

Procuro casa para cxomprar na comunidade quem puder me informa agradeço email nielsen.oliva@hotmail.com